Linguas :   Português Español English Français

Contactez-nous  Fale conosco  - Quem somos? 
Bem vindo em Natal - Rio Grande do Norte
  Home   Saiba mais   Visitas   Pacotes
Todas as informações
para preparar sua viagem

Consulte nossos circuitos
        descoberta do litoral
 Atrações   | Regiões   | Fotos   | Vídeos  
Informações Gerais
Economia & Turismo
Geografia & História
Cultura & Costumes
Gastronomia
Meio ambiente
Esportes & Vida noturna








Recomendar: Recomendar no orkut Recomendar no facebook Recomendar no twitter
Terreno para vender
Litoral norte de Natal
Praia de Muriú - a beira mar

Meio ambiente
 Os Ecossistemas   | Projetos ambientais   | Meio Ambiente Atores   | Educação

 
Os ecossistemas do Rio Grande do Norte
Os Ecossistemas do Estado
As formações vegetais são diretamente ligadas aos fatores climáticos e ao tipo de solo e relevo.

No estado elas estão representadas sob a forma de 7 ecossistemas (ambientes ecológicos)), todos com um papel, mas são apeser de todo, sobmetidos aos agredidos, principalmente vindo do homem.

O resultado é uma forte diminução da cobertura vegetal primitiva causando em determinadas zonas um enfraquecimento da biodiversidade e desertificação.
Caatinga
Nome de orígem indígena (tupi) "Mato Branco" devido à sua aparência no período da seca.

É uma vegetação que caracteriza essa região ao clima semi-árido e que representa 80% da cobertura vegetal do estado, com à predominância de solos pedregoso.

Formada de arbustos, ela pode se cobrir de folhas nos raros períodos de chuvas.

 
A fauna existente é formada principalmente por pequenos animais adaptados às difíceis condições: tatu-verdadeiro, peba, preá e mocó, o primata sagüi-do-nordeste, o cervídeo veado-catingueiro (ameaçado de extinção).

Agreções e papel da Caatinga:
As queimadas e a utilização da madeira da caatinga, entre outras, nas fábricas de cerâmica, têm provocado um grave desmatamento e acarretado um problema ambiental maior.
Vegetação nativa Mata Atlântica
Esse ecossistema era formado pela associação entre vegetais e animais que ocupavam todo o litoral brasileiro.

A Mata Atlântica no estado do Rio Grande do Norte se estendia anteriormenete desde a Baía Formosa até Maxaranguape, em 3000 km2, 6% da superfície do estado.

Ela está restrita, em nossos dias, em pequenas faixas no litoral que englobam 840 km2.
 
Principais áreas de preservação da Mata Atlântica : 'Mata Estrela' de Baía Formosa, 'Santuário Ecológico' de Tibau do Sul, 'Floresta Nacional' de Nísia Floresta, 'Escola das dunas', 'Parc das dunas' de Natal.

Este ecossistema constitui uma das maiores diversidades biológicas do planeta, a fauna e a flora que nele existem são específicas e correspondem a algumas espécies raras e muito ameaçadas de extinção. A flora, 'Pau-Brasil', 'Jatobá', 'Maçaranduba', 'Gameleira', 'Sapucaia', 'Peroba', 'Sucupira', 'Anescla'. A fauna, o macaco 'Guariba', os passarinhos, como 'Choca barrada', 'Beija-flor', 'Aracuã', 'Pintor Verdadeiro'. Os repteis, 'Bico-doce' e 'Tejuaçu'. Os insetos herbivoros, aranhas arboricolas e formigas 'tocandiras', uma das maiores do mundo.

Agreções e papel da Mata Atlântica:
O desmatamento da Mata Atlântica se iniciou no começo da época colonial, com a extração do "Pau Brasil", depois com a produção da cana de açúcar e com a construção e movelarias. Além da preservação das espécies, a manutenção desse ecossistema é essencial para a fertilidade dos solos, a proteção das dunas da erosão e do clima das cidades.
Cerrado - floresta de Tabuleiro
Constituido de árvores (caju, mangabeira, lixeira) tortuosas, esparsas, intercaladas por uma cobertura vegetal inferior, o Cerrado ocupa os terrenos baixos do litoral nas faixas de terras, muitas vezes associado com outras vegetações como a caatinga.

Esse ecosisssistema esta presente no norte do estado, na região de Touros.
 
Agreções e papel da Floresta de Tabuleiro:
Devastado pelas necessidades humanas e as culturas de cana-de-açúcar, côco e caju, podemos ainda encontrar esse ecosisssistema no norte do estado, na região de Touros.
Floresta das Serras
As serras com seus terrenos elevados e inclinados apresentam um ecossistema muito diversificado, caracterizado pelos seus cumes de florestas úmidas e grandes árvores, 'Floresta das Serras'.

Nas regiões de caatinga, ela é representada por Pereiros, Marmeleiros,Aroeiras e na Mata Atlântica por Mulungus e Jatobás.
A fauna é constituida de numerosas espécies de aves (Gavião Pé-de-serra, Concriz, Rolinhas e Juritis).
 
Agreções e papel da Floresta das Serras:
Aqui também a fauna e a flora são ameaçadas pela ação do homem.
Floresta Ciliar de Carnaúba
Vegetação formada pelas palmeiras carnaúba, que podem ser encontradas nas zonas baixas úmidas e nas margens dos rios (como Apodi, região de Mossoró e Piranhas na região de Açu).

Ela se apresenta sob a forma de grandes árvores, isoladas ou agrupadas, que dominam uma vegetação situada sobre os solos arenosos e planos ou pouco inclinados ou de planícies cultivadas.
 
Agreções e papel da Floresta Ciliaire de Carnaùba:
Sua destruição foi grande, consequência da construção da barragem de Armando Ribeiro Gonçalves, a exploração de suas madeiras como também o uso do solo para as produções frutifeiras.

A Carnaúba, chamada de 'Árvore da Providência' ou 'Árvore da Vida' é uma das plantas típicas do Sertão, principal fonte de matéria prima dos índios Tupis. A cêra que é extraída de suas folhas é utilizada na fabricação de cêras industriais e domésticas , e também de rolos de filmes para fotos, de papel carbono e de sabão.
A palha é utilizada na confecção de chapéus, cestos e vassouras, seu tronco serve para as paliçadas, telhados, suas folhas para recobrir os telhados. Seu fruto serve na alimentação. Suas raízes para medicamentos, seus grãos são prensados e utilizados como bebidas.
Vegetação das Praias e Dunas
Essa vegetação se encontra em todo o litoral do estado.

As dunas afastadas da praia contêm em seus cumes uma vegetação de arbustos por vezes ralos ou densos.

Os argustos: Guajiru, as plantas : Bredo de praia, Salsa-Roxa e Ameixa.
 
Agreções e papel da vegetação das Praias e Dunas:
A vegetação das dunas é um ecossistema frágil, muitas vezes comprometido pela ação do homem, e essencial à sua sobrevivência e às suas cidades graças à retenção das águas, a drenagem e a resistência à erosão e aos ventos. As dunas desestabilizadas provocam o assoreamento dos rios e lagos.
Manguezais
Esse ecossistema, proprio das regiões tropicais é composto essencialmente de arbustos, vegetação de transição entre o meio terrestre e o marinho (rios, lagoas, baías) que vivem nas zonas planas embalados ao ritmo das marés, banhados sucessivamente pelas águas doces dos rios e as águas salgadas do mar, ricas em matérias orgânicas.

Existem especies variadas: mangue manso, mangue ratinho, mangue vervelho ou sapateiro.
 
A riqueza de suas águas forma uma fauna rica em espécies animais como os caranguejos, as ostras, camarões, moluscos e diferentes peixes que vêm se reproduzir e deixar seus ovos até que os filhotes possam alcanças o mar. Pode-se encontrá-los nas regiões de Cunhaú, Nísia Floresta, no Potengi, mas também ao norte: Apodi, Açu, Galinhos..
 
Agreções e papel do Manguezais:
Protegido pela lei, essa vegetação é ainda destruída para o construção de viveiros de cultura de camarões. Próximo das cidades, os manguezais são utilizados como descargas públicas.

Porque os manguezais se tornam necessários :
. papel importante na purificação do ambiente
. local de reprodução da fauna marinha e terrestre
. subsistência e alimentação das comunidades de pescadores.
. fixação da do solo impedindo a erosão
. as raízes dos mangues funcionam como filtros de retenção dos sedimentos.
. banco genético para a recuperação de zonas degradadas.

 
Projetos ambientais
 
O estado possui grandes riquezas naturais que devem ser protegidas das agressões, principalmente humanas. Un certo número de ações foram e são feitas pelo governo do estado, das associações de proteção e das initiativas privadas : parques, preservação das tartarugas marinas e divulgação na internet, de informações sobre o meio ambiente e a proteção da faune e flora.

 
Portal Meio Ambiente da universidade UFRN de Natal
Informações publicadas pela Divisão de Meio Ambiente – DMA
Apoio para a implantação da política de meio ambiente da UFRN
 
Correio Ambiental
Artigos sobre o meio ambiente do jornal Correio da tarde
 
Aprendendo a Ser CidadãoRN
Conscientização dos cidadãos através de palestras, oficinas, reuniões, além de informações. Disque Cidadania por tel, email e na versão on-line, para fazer valer seus direitos.
 
Escola das Dunas de Pitangui
Educação, Cultura e Ecologia.
O projeto associa governo e órgãos de educação privados.
Escola das Dunas, R. Zeferina Lopes, S/N - Pitangui, Tel: 84 3226-2111
 
Santuário Ecológicode Tibau-Pipa
Reserva de 60 hectares de vegetação primitiva, lugar de preservação da fauna e da flora da região de Tibau-Pipa.
 
Mata Estrelade Baia Formosa
Maior espaço do estado ocupado pela 'Mata Atlântica'.
 
Parque das dunasde Natal
Segundo maior parque urbano do Brasil após o Parque da Tijuca no Rio de Janeiro.
 
Parque do cajueiro de Pirangi
Pirangi possui o maior cajueiro do mundo.
 
Preservação das Tartarugas Marinhas - Praia do Marco
Conscientização para a preservação do meio ambiente e seu desenvolvimento sustentável. Projeto Pousada Arrail do Marco - IBAMA - Moradores e Amigos de Cauã.
 
Mundo - 8 jeitos de mudar o mundo
Declaração do Milênio aprovada pelas Nações Unidas em setembro 2000.

 
Órgãos, Associações e Ongs
 
São os atores da força necessária para uma mudança radical na atitude do ser humano diante da natureza, com consciênca, educação ambiental e participação ativa: a cidadania.

Eles tens o papel de organizar ações e mudar a conscientização atravês de :
 
Apoio a iniciativas na implementação de práticas ambientais sustentáveis e responsáveis, através da conscientização e disseminação das informações nas escolas, comunidades, empresas.
 
Programas de mobilização coletiva para estímulo à reciclagem e reutilização de materiais.
 
Ações de voluntariado na comunidade com vistas à educação e sensibilização da população, com interferência direta nas associações e órgão representativos, escolas, parques, reservas, etc...
 
Suporte a projetos de pesquisa e formação na área ambiental e
promoção de concursos internos ou locais que estimulem o debate e a conscientização individual sobre o meio ambiente e a importância da colaboração de cada um.
 
Promoção de 'econegócios' (negócios sustentáveis), que preservam gerando ocupação e renda e melhorando a qualidade de vida das populações. Como o desenvolvimento de programas parceiros no tratamento de resíduos, procurando reverter o resultado em benefício de comunidades carentes.
 
Fonte: www.nospodemos.org.br
Órgãos
SEMARH
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos
Tel: 3232-2400 * R. Dona Maria Câmara, 1884 - Capim Macio
 
IDEMA
Instituto de Defesa do Meio Ambiente
 
IBAMA
Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Atua nas unidades de conservação federal, parques nacionais, reservas , etc...
Fiscaliza obras de infra-estrutura, floresta e animais silvestres.
 
SEMURB
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal.
Mapas e Fotos do Natal de hoje e de ontem
Associações e Ongs : Organizações não-governamentais
WWF-Brasil
Institução Brasileira não governamental integrada à maior rede mundial de conservação da natureza e presente em projetos partenarios com Ongs regionais.
 
Portal do Voluntário no Estado
Estimular pessoas, organizações e empresas a contribuírem na melhoria da qualidade de vida do Rio Grande do Norte.
 
Portal sobre o Voluntário no Brasil
As oportunidades em cada estado, reportagens, noticiais, agenda.
 
Portal Ambiente Brasil

 
Educação ambiental
Dicas para ser um viajante responsável
Saiba sobre a situação ambiental do destino antes de viajar, só informado você poderá agir conscientemente.
 
Tenha sensibilidade para respeitar a cultura das comunidades locais, não seja invasivo.
 
Conheça de perto o trabalho de ONGs e instituções locais que se dedicam à preservação do meio ambiente.
 
Em espaços abertos, não ande em filas para não desgastar o solo e prefira grupos menores, de até 10 pessoas.
 
Seja silencioso nas atividades na natureza, principalmente em ambientes com muitos animais.
 
Não toque os animais silvestres, não se aproxime muito deles nem os alimente.
 
Nunca jogue lixo fora das lixeiras e na praia e nos campos traga tudo de volta com você.
 
Evite alta temporada, quanto mais gente, mais impacto ambiental.
 
Não retire nada da natureza, nem mesmo um galho caído no chão.
 
Não use produtos como protetor solar ou repelente, quando for nadar ou mergulhar.
 
Na escolha do hotel, leve em conta sua conduta em relação ao meio ambiente.
Regras para ser um cidadão responsavel
Nunca jogue lixo fora das lixeiras, nem pela janela do carro.
 
Procura saber a existência e funcionamente da coleta seletiva
 
Para o lixo, use os sacos de lixo e não os sacos plásticos dos supermercados. Nas compras, evite o uso dos sacos plásticos fornecidos nas caixas.
 
Economize a energia elétrica

Chuveiro Elétrico : Nos dias quentes, deixe a chave na posição "verão". Feche a torneira ao se ensaboar. Limpe periodicamente os orifícios de saída de água.

Geladeira / Freezer : Prefira os modelos com o Selo Procel de Economia de Energia. Coloque o aparelho em local ventilado, no min. 15 cm da parede e longe de fogão e áreas expostas ao sol. Guarde ou retire os alimentos de uma só vez e por tempo curto. Não guarde alimentos quentes.

Lâmpadas : Evite acender durante o dia. Escolha as lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares, que iluminam melhor e duram no min. 5 vezes mais e gastam menos energia. Apague as luzes ao sair de um cômodo.

Televisão : Desligue a TV se não tiver ninguém assistindo. Evite dormir com a TV ligada.

Computador : Não deixe impressoras e outros acessórios ligados sem necessidade. Configure ele para que a tela do monitor seja desligada depois de um tempo de inatividade.

Máquina de Lavar Roupa : Ligue a máquina com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fornecedor. Mantenha o filtro sempre limpo. Use somente a dosagem correta de sabão para não repetir o enxágüe.

Ar condicionado : Mantenha portas e janelas fechadas quando o aparelho estiver funcionando. Evite o frio excessivo, regulando o termostato. Limpe sempre os filtros para não prejudicar a circulação de ar.


Volta

Copyright©2008 BrasilRN Dúvidas / Newsletter I Links Anuncie no BrasilRN / Seu serviço grátis Fotos de Y.Masset