Linguas :   Português Español English Français

Contactez-nous  Fale conosco  - Quem somos? 
Bem vindo em Natal - Rio Grande do Norte
  Home   Saiba mais   Visitas   Pacotes
Todas as informações
para preparar sua viagem

Consulte nossos circuitos
        descoberta do litoral
 Atrações   | Regiões   | Fotos   | Vídeos  
Informações Gerais
Economia & Turismo
Geografia & História
Cultura & Costumes
Gastronomia
Meio ambiente
Esportes & Vida noturna








Recomendar: Recomendar no orkut Recomendar no facebook Recomendar no twitter
Terreno para vender
Litoral norte de Natal
Praia de Muriú - a beira mar

Economia & Turismo
 Enorme potencial   | Economia atual   | Grandes projetos   | Produções   | Regiões

 
Natal e o Rio Grande do Norte - Enorme potencial Econômico e Turístico
Localização privilégiada
Natal, a capital Potiguar, já ganhou o mundo... Ela é o portal de entrada das Américas, ponto mais próximo da Europa e África, uma cidade moderna e alegre, cresceu entre rios e o mar, enfeitada por dunas e muito verde.
>> Mais...
Atractivos
Terra de cores e sabores, local onde se encontra prazer e aventura. Aqui se diz é verão o ano inteiro, num litoral de praias deslumbrantes, lagoas, sertão, culinárias, passeios, arte e cultura nunca vistos, aliados a uma ótima hospitalidade natural do seu povo.

Um dos destinos turísticos mais procurados do continente está Natal, a 'Cidade do Sol', também lembrada como 'Capital Mundial do Buggy' e 'Terra do Camarão', cidade onde nasceu o forró - 'For All', tem em torno de 800 mil habitantes e recebe mais de 2 milhões/ano de turistas entre os brasileiros e estrangeiros.

Os visitantes ficam deslumbrados com os mais de 400 Km de Costa Atlântica passeando por lindas praias, muitas das quais visitadas em passeios emocionantes de Buggy entre Mar, Dunas e Lagoas com vários atrativos nesses caminhos, encontrando ainda locais para práticas de Mergulho, Surf e os ventos constantes possibilita a prática de Vela, como o Windsurf e Kitesurf.
>> Mais...
Estrutura turística
Alem dos atrativos naturais à cidade possui uma rede hoteleira de qualidade com aproximadamente 25 mil leitos e um Centro de Convenções com auditórios multi-uso, em fase de conclusão de ampliação para 4 mil assentos, de um total de 15 mil assentos.
>> Mais...

Em março de 2005 foi considerada a capital mais tranqüila do Brasil, segundo pesquisa oficial realizada pelo IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas. Também recebeu o título de ar mais puro das Américas (NASA-EUA) em 1994.

 
Economia atual
Riquezas econômicas do estado
O estado do Rio Grande do Norte conheceu um forte crescimento econômico depois dos anos 80, devido ao desenvolvimento das riquezas da produção de petróleo, cana de açúcar, camarões e frutas tropicais, mas também e cada vez mais graças ao turismo.

A fim de permitir esse crescimento da economia, grandes projetos de infraestrutura foram feitos no local depois dos anos 80, criando numerosos empregos diretos e indiretos.
Desenvolvimento nos anos 80
Construção da Via Costeira em natal,entre a praia de Areia Preta e Ponta Negra.
 
Desenvolvimento de uma infraestrutura hoteleira de luxo (hoteis de 4 a 5 estrêlas)
 
Desenvolvimento da "Rota do Sol", estrada que serve a todas as praias ao sul de Natal.
 
Desenvolvimento de um polo industrial na região de Mossoró
Desenvolvimento nos anos 90
Desenvolvimento do turismo na região de Pipa, iniciado pela prática de surf
 
Desenvolvimento do turismo na região norte de Natal começando na praia e dunas de Genipabu.
 
Extensão da rodovia BR101 que serve à região norte de Natal até Touros.
 
Polo da 'Costa das Dunas' que tem como objetivo a melhoria da qualidade da infraestrutura existente a fim de desenvolver e diversificar a demanda turística através da proteção do melhor ambiente das cidades dessa região.
Desenvolvimento no início dos anos 2000
Amplificação do aeroporto de Natal a fim de propiciar um terminal internacional para a realização de vôs internacionais a partir da Europa.
 
Urbanização do bairro de Ponta Negra, em Natal, permitindo a intensificação da construções de hotéis e pousadas próximos à praia.
 
Crescimento rápido da infraestrutura turística de Pipa e Tibau do Sul.
 
Desenvolvimento do turismo em São Miguel do Gostoso, iniciado pela prática de Kite surf.
 
Desenvolvimento do turismo em Maracaju em torno da atividade de mergulho.
 
Mesmo a região tendo conhecido a partir de 2006 uma estabilização da frequência turística, esses projetos de infraestruturas são o motor da implantação no estado de grandes grupos, na maioria Europeus, vindo investir no estado, principalmente na costa norte de Natal e a região de Tibau-Pipa.

O turismo deverá continuar a se desenvolver na região de Natal, norte de Natal e de Pipa e continuar um crescimento regular nas regiões do interior, principalmente no Seridó.

 
Projetos em obra e previsões de desenvolvimento
 
Esses últimos anos, o Rio Grande do Norte conhece uma forte aceleração do desenvolvimento de grandes projetos de infra-estrutura e imponentes complexos túristicos-hoteleiros de luxo.
Outros projetos já estão em preparativo. >> Mais...

 
Produções atuais no estado
A produção do estado
As ricas terras, rios e lagos do estado permitem a exploração dos recursos naturais :
 
O sal, o petróleo and gas
 
A produção de açúcar e álcool carburante a partir da cana-de-açúcar.
 
A cerâmica, e o algodão no interior
 
A produção de frutas tripicais (abacaxi, manga, caju, cajá, graviola, laranja).
 
A produção de camarões através da exploração de numerosos viveiros no litoral.
Cultura de camarões ( carcinicultura)
Os camarões foram parte da cultura e da história do estado, desde os tempos dos índios, antes da colonização. Os rios ricos em camarões permitiram aos habitantes dispor dessa alimentação de subsistência.
Nos nossos dias essa abundância é devida à produção industrial em viveiros.
A região possui as condições climáticas ideais :
 
Sol todo ano, temperaturas elevadas e constantes.
 
Aguas mornas de qualidade, permitindo a implantação nas lagoas e rios
 
Essa economia tornou-se há alguns anos a mais importante do estado em termos de circulação de capitais, com as exportações para o Brasil e para o mundo e uma geração de mais de 60.000 empregos. Os pequenos produtores representam uma parte importante da atividade (70%).
Entretanto, existe um problema, o desenvolvimento desses viveiros é uma grande fonte de preocupação para o meio ambiente com a poluição de alguns rios ou lagos e a destruição de manguezais. É esperado que as autoridades coloquem em ação um verdadeiro controle para o respeito à fauna e a flora, através de sua repartição responsável pelo assunto, IDEMA.

Os dados de 2007 apresentam uma caida nas exportações devido ao crescimento da concorência Asiatica.
Produção de frutas tropicais (Fruticultura)
A cultura de frutas tropicais passou de uma condição de mercado regional artesanal até os anos 70 para uma produção industrial nos tempos atuais. A parte dos pequenos produtores agrícolas continua importante.
Na região de Mossoró e de Açu, a produção de melão á destinada à exportação.

A partir de 1998, outras frutas foram cultivadas, como banana, melancia, manga e papaya. Em 2005, a castanha de caju se tornou um dos produtos mais exportados.
Essas culturas necessitam de uma natureza favorável, são os mais frequentemente produzidos nas regiões secas e quentes do estado em razão pouca quantidade de insetos nocivos e ausência de chuvas, completada pela irrigação controlada oriunda de numerosos rios e lagos artificiais.
Atividades do petróleo do gás e do sal
O Rio Grande do Norte é o segundo estado, depois do Rio de Janeiro, na produção de petróleo, por intermédio da companhia Petrobras.

A extração terrestre do petróleo teve um forte aumento e é efetuada em vários locais do norte do estado, principalmente Mossoró, Macau e Guamaré.
Várias plataformas petrolíferas ao largo de Guamaré extraem o petróleo que é encaminhado por oleodutos para a estação de tratamento de Guamaré que o transforma em diesel e querosente e também em gás transformável em gás natural para a indústrie e cozinha.
O polo de gás e sal atrai igualmente a atuação de diversos setores como a Petrobrás e outros órgãos do governo, provocando a instalação de indústrias químicas e petroquímicas :
 
A instalação de uma termoelétrica para geração de energia, a partir do gas natural produzido.
 
Fabricação de objetos de vidro e de detergentes a partir da produção de 'barrilha', matéria prima a base de sal e água calcárea.
 
O parque produtor de sal, situado entre Macau e Areia Branca (Costa Branca) produz hoje 90% do sal marinho brasileiro.

 
Turismo e Economia das regiões
As condições para um forte desenvolvimento econômico e turístico
Com as condições climáticas excepcionais, indice de sol, pluviometria, temperatura e ventos e uma geomorfologia privilegiada com mais de 400 km de litoral formado de praias, dunas, baías e falésias, o estado com a ajuda de recursos ambientais dispõe de todas as condições para um forte desenvolvimento econômico e turístico.
O desenvolvimento de Natal
Natal, chamada de "cidade do sol" conhece, depois de alguns anos, uma explosão turísitica e imobiliária devido a :
 
Abertura do Aeroporto Internacional de Natal.
 
Aumento da capacidade hoteleira.
 
Divulgação no Brasil e na Europa de sua vocação turística
 
Melhoras da infraestrutura da cidade e da capacidade de hospedagem.
 
A economia está baseada na atividade terciária e no turismo, concentrado principalmente na praia de Ponta Negra.

>> Para mais informations sobre essa região (textos, mapas, fotos...)
A explosão turísitica e a économia da região de Tibau do Sul - Pipa
A região de Tibau do Sul conheceu uma explosão turística depois do meio dos anos 90, iniciada pelo rápido crescimnto de Pipa, cidade de pescadores transformada em estação balneária em alguns anos, e também pelo enorme potencial turístico que a região possui.

A economia está concentrada principalmente em três atividades :
 
A produção de camarões na baía de Guarairas e de Cunhau
 
A cultura de cana de açúcar nos planaltos próximos ao litoral
 
O turismo que se desenvolveu muito há alguns anos.
 
Diante do enorme potencial turístico, a região foi rapidamente equipada de infraestrutura, principalmente depois da chegada de vôos internacionais que permitiram aos europeus visitarem e investirem em hotéis, pousadas e apartamentos no litoral.

>> Para mais informations sobre essa região (textos, mapas, fotos...)
Sul de Natal
A economia está concentrada em quatro atividades:
 
A produção de camarões.
 
A cultura de cana-de-açúcar.
 
A produção de frutas tropicais.
 
O turismo e a fabricação de artesanato.
 
>> Para mais informations sobre essa região (textos, mapas, fotos...)
Norte de Natal : Atividade turistica em aumento e atividade ecomómica limitada
A atividade economica principal da região é a pesca, mas também vem crescendo a atividade turística.
>> Para mais informations sobre essa região (textos, mapas, fotos...)
De Touros até Galinhos, turismo, economia de pesca e sal
De Touros a Galinhos, ínicio do turismo around Touros, São Miguel do Gostoso et desde pouco tempo em Galinhos.
Economia em redor da pesca na costa e do sal na região de Galinhos.
>> Para mais informations sobre essa região (textos, mapas, fotos...)


Volta

Copyright�2008 BrasilRN D�vidas / Newsletter I Links Anuncie no BrasilRN / Seu servi�o gr�tis Fotos de Y.Masset